barco-pesca-aluminio-nautica-presidente

Barcos de alumínio: conheça 7 vantagens desse tipo de embarcação

Barcos de alumínio podem ser utilizados para pesca esportiva, lazer, serviços, transporte de pessoas, etc. Essa versatilidade toda ocorre porque o material usado para produzir esse tipo de transporte aquático é leve e bastante resistente.

Além disso, o custo de manutenção, caso o barco arranhe ou fure, por exemplo, é quase irrisório. Mas antes de conhecer todas as vantagens de se ter um barco de alumínio, o que acha de viajar pelo túnel do tempo e conhecer um pouco sobre a história desse tipo de embarcação?

Procurando barcos para pesca? Clique e conheça nossos barcos

Quem criou o barco?

Talvez você não saiba, mas os barcos já eram utilizados há mais 10 mil anos por povos da antiguidade. As jangadas, feitas a partir de toras ou caniços amarrados, por exemplo, estavam entre os tipos de embarcações mais usadas.

Em terras Tupiniquins, não era diferente. Os indígenas brasileiros faziam barcos, como canoas, a partir do tronco de árvores. Os índios americanos, por sua vez, construíam canoas a partir do couro de animais ou cascas de árvores.

No entanto, apesar desses tipos de embarcações serem utilizados há milhares de anos, a criação oficial é outorgada ao engenheiro norte-americano Robert Fulton. Ele construiu entre os anos de 1807 e 1808 o primeiro barco a vapor comercialmente bem-sucedido. Por isso, é considerado o inventor do barco.

À época, Fulton desenvolveu um barco de imersão (submarino) na esperança de que o líder militar Napoleão Bonaparte utilizasse a embarcação na guerra contra a Grã-Bretanha. Além dos franceses, os britânicos também demonstraram interesse pela engenhoca de Fulton. Todavia, tanto os franceses quanto os ingleses desistiram de apoiar o projeto do engenheiro.

Com isso, em vez de se dedicar à construção de submarinos, Fulton passou a investir na fabricação de barcos a vapor para que mais tarde pudesse financiar sua pesquisa com submarinos.

Os barcos, que no início utilizavam mastros com velas, atualmente são construídos com motores potentes. Além disso, os barcos modernos são feitos de diversos materiais, como alumínio, fibra de vidro ou plástico e madeira.

Depois dessas curiosidades, chegou a hora de conhecer quais são as sete vantagens dos barcos de alumínio.

Quais são os benefícios dos barcos de alumínio?

De acordo com Eduardo Colunna, presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR), o alumínio é usado há muitos anos nos estaleiros nacionais em embarcações de pequeno, médio e grande porte.

E não é por menos, esse metal possui diversos benefícios, sendo utilizado para construir desde o casco do barco até componentes internos, como revestimento e piso. Agora, descubra porque os barcos de alumínio são tão vantajosos.

Durabilidade dos barcos em alumínio

Nesse quesito os barcos de alumínio são inigualáveis. Por estarem uma hora dentro e outra fora da água, talvez você pense que o material se deteriore rapidamente. Todavia, esse tipo de metal é mais resistente às intempéries do tempo, principalmente se comparado à madeira ou à fibra, pois não enferruja, não tem corrosão, não encharca e, além disso, não se desgasta com o sol.

Resistente à colisão e baixo custo de manutenção

Outra grande vantagem dos barcos de alumínio e que eles não quebram, sendo resistentes à colisão. Caso haja alguma batida forte que cause uma deformidade ou rasgo, é possível reparar esses defeitos através de solda ou remendo.

Barcos em alumínio usam motores mais leves e econômicos

Se você comprar um barco de alumínio, com certeza haverá menor investimento em motorização devido à leveza do casco. Além do mais, é possível utilizar um motor menor e, assim, o barco pode navegar com menos propulsão. Barcos de alumínio possuem, ainda, menor atrito com a água (arrasto hidrodinâmico). Sabe o que isso significa? Você economiza combustível.

Maior capacidade de transporte de carga

Por serem fabricados em alumínio, material mais leve, esses barcos possuem capacidade de carga maior. Desse modo, propicia uma melhor capacidade de carga.

Dispensa moldes

Outra grande vantagem dos barcos de alumínio é que eles não precisam de moldes. Sendo assim, é possível adaptar a embarcação de acordo com a necessidade do cliente, seja para lazer, pesca, carga ou transporte.

Alumínio é infinitamente reciclável

O alumínio é um material infinitamente reciclável. Então você pode comprar um barco de alumínio hoje e futuramente, caso deseje, reciclar o material e transformar em outros objetos, como talheres, copo, etc.

Menos danos ao meio ambiente

Diferentemente da madeira, por exemplo, durante o processo construtivo do alumínio poucos danos são gerados no meio ambiente.

Qual o melhor barco para pescar: barco de alumínio ou fibra?

Se você resolveu se aventurar na pesca esportiva, esse questionamento já deve ter passado pela sua cabeça: “alumínio ou fibra: qual o barco mais indicado para pescaria?”.

Bom, o mais indicado para à pesca são os barcos de alumínio, pois esse material, como citamos acima, é mais leve e tende a aguentar mais pancadas. Além de tudo, são mais resistentes às intempéries da natureza.

Normalmente o casco dos barcos de alumínio são feitos em V ou semi V (semichato). O primeiro é indicado para o rompimento das ondas, permitido uma navegação mais confortável, mesmo em águas mais agitadas, enquanto propicia boa estabilidade lateral, essencial para os praticantes de pesca esportiva.

Os cascos semi V, por sua vez, possibilitam boa navegabilidade e estabilidade mesmo o barco estando em repouso. São indicados para águas mais calmas, como de rio ou represa.

Curiosidades sobre barcos

Depois de ler sobre as vantagens dos barcos de alumínio, conheça agora algumas curiosidades sobre barcos e também a respeito de alguns termos utilizados no mundo náutico!

O que é barco adernado?

O adernamento nada mais é do que a inclinação de um barco para um dos seus bordos (lados). Quando não existe nenhuma inclinação (adernamento) no sentido transversal, então o barco está aprumado, ou seja, está alinhado.

Onde fica a popa do barco?

Além de saber onde fica a pompa do barco, você descobre agora outras terminologias inerentes ao mundo marítimo com esse pequeno glossário.

Popa: parte traseira do barco

Proa: parte dianteira do barco

Anteparas: paredes

Casco: corpo ou estrutura dos barcos

Bombordo: lado esquerdo do barco

Estibordo: lado direito do barco

Convés: chão da embarcação

Quilha e leme: são peças que ficam na parte debaixo do barco. A quilha circunda todo o comprimento do barco na parte mais central e profunda do casco. Um dos objetivos da quilha é impedir que o barco tombe para um dos lados. O leme, por sua vez, é utilizado para determinar o rumo da navegação e ficar preso à parte traseira do casco.

Existem músicas que falam de barco?

A palavra barco inspira poesia e não é à toa que escritores e músicos a utiliza com tanta frequência. As canções citadas a seguir, por exemplo, você com certeza conhece e vai ler cantando… “Aí foi que o barraco desabou, nessa que meu barco se perdeu, nele está gravado só você e eu…” Se recordou desse hit do Jorge Aragão?

Outra música que fez bastante sucesso e ficou eternizada no coração dos fãs de sertanejo universitário é a canção do Grupo Tradição, “Barquinho”. Não tenho dúvidas que você se lembra perfeitamente do refrão: “Lá vai o meu amor, lá vai meu amorzinho… Remando, remando, remando no barquinho…”

Como você percebeu, a palavra barco está em diferentes ritmos, sendo possível encontrá-la nas composições de grandes cantores do rock nacional e também da Música Popular Brasileira (MPB), ou por acaso você já se esqueceu da canção “Aquarela” do cantor Toquinho? “Pinto um barco a vela branco, navegando, é tanto céu e mar num beijo azul…”

Agora que você entende um pouco sobre barcos de alumínio, seria bacana investir em um, não é mesmo? Aproveite e navegue ao som das músicas mencionadas e bons ventos!

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Ficou interessado em nossos produtos?

Mais

Posts Realacionados

× Como posso te ajudar?